21 de Abril,feriado de quê mesmo??!!

21 de abr. de 2009


Gente,bom dia!!!

Nossa feriadãooo,bão demais!!!
Hoje vou aproveitar a folga e irei postar várias coisas legais e edificantes pra nossa vida.

Espero que gostem e curtam bastante!

Hoje 21 de Abril feriado.Apesar que tem gente de folga desde sexta-feira né??!!huauau.
Vocês sabem o significado desta data?O motivo deste feriado?
Garotas Edificadas também é cultura.Vamos aprender então!
Batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico e herói nacional.

O MOTIVO - 21 de abril é feriado nacional devido a uma homagem à morte de Tiradentes, que foi esquartejado por causa de seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos do Brasil no intuito de conseguir a independência em relação a Portugal.
No século 18 o Brasil gerava grandes lucros para Portugal por meio da extração de ouro e diamantes. No momento em que o governo português achou que a diminuição no volume dos lucros era devido à sonegação de impostos dos brasileiros, aumentou as taxas, decretando uma derrama e tomou medidas repressivas contra os brasileiros.

Revoltados com o abuso da Coroa, um grupo chamado Inconfidentes elaborou um plano contra o governo. De acordo com a históriadora Juiliana Sampio, Tiradentes só foi morto porque foi delatado. "Todos os componentes foram presos, mas apenas Tiradentes foi morto por ser o mais pobre e o que mais de destacava. Sem medo, assumiu a coordenação da revolta. Esquecido depois disso, ele se transformou no primeiro herói brasileiro logo após a Independência do Brasil, em 1822", disse a professora de História.
Fonte:JC on line/Wikipédia

0 comentários: